segunda-feira, 21 de abril de 2014

Juventude, Partido e Concepção.




Os momentos de mobilizações restabelecem a discussão do papel da juventude no Partido e nas transformações sociais. A juventude não se organiza somente enquanto esquerda. Historicamente a juventude foi motor importante para fomentar diversas ideologias a exemplo do fascismo e o nazismo europeu até as lutas revolucionárias e socialistas.

A juventude cumpre um papel fundamental na propaganda e agitação das massas na sociedade. É capaz de romper com os conceitos hegemônicos do sistema econômico capitalista, para assim, constituir um bloco político contra hegemônico com força para disputar valores e ideias. Compreendemos este bloco uma construção política que tenha a tarefa de fortalecer e incentivar as diversas organizações nos espaços onde se concentram as demandas das minorias políticas.

Para nós é necessário romper com o conceito de juventude que trata apenas como um setor estratégico e tático do Partido, como uma parcela da população que “no futuro será”, mas, compreender que o jovem esta preparado e deve ocupar espaços de direção nas organizações partidária, nas instituições e no movimento social.

O movimento PT defende uma organização de juventude de massas que se constitua como uma frente de lutas que construa valores revolucionários. Porém, com a compreensão política dos espaços de poder imprescindíveis para a intervenção como os espaços institucionais, as organizações dos movimentos sociais e as organizações partidárias, tendo o processo eleitoral como um espaço fundamental para uma organização política, compreendendo a importância de levar para a sociedade as pautas e bandeiras de lutas. Para conformar assim, um circulo sinuoso entre força de luta eleitoral e força social, onde o mandato eleito é um instrumento em potencialização da luta social compreendo ambos os espaços como sendo construídos de forma dialética.

A JMPT tem como horizonte uma sociedade anti-machista, anti-racista, anti-homofobica, contra o grande latifúndio e socialista. A jovem democracia brasileira necessita de ideias e braços jovens dispostos a tornar esse sistema político capaz de ser representativo dos anseios da nossa população e não apenas de uma parcela privilegiada.

Por isso conclamamos a toda a juventude, que tem a concepção íntima e rebelde de natureza, a se organizar para tomada dos aparelhos hegemônicos com a tarefa de organizar a luta revolucionária, de massas, a ocupar as direções partidárias, fomentando o debate, a formação e a luta política para avançar na construção do socialismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário